terça-feira, novembro 19, 2013

Atendimento odontológico ampliado em Monlevade

A Prefeitura de Monlevade, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado sistematicamente com a coordenação odontológica para ampliar o atendimento odontológico nas cinco unidades de saúde disponibilizam atendimento gratuito na rede municipal.
A atual Administração contratou mais profissionais para a área e, hoje, cerca de 70 servidores atuam oferecendo diversos tipos de tratamento à população, como prevenção, cirurgias e disponibilização de próteses dentárias.
No bairro Novo Cruzeiro, a comunidade conta com seis cirurgiões-dentistas, atendendo 20 horas semanais cada.
No período de agosto de 2012 a janeiro de 2013, a comunidade local contava com apenas três profissionais atendendo no Centro de Saúde do Novo Cruzeiro e um na unidade da rua Berlim. O número de procedimentos realizados neste período foi de 5.316 procedimentos (média de 886 procedimentos mensais). Atualmente, com o aumento de número de funcionários, os procedimentos realizados nos últimos seis meses somam 11.224 procedimentos (média de 1870 procedimentos mensais).
Na Unidade de Saúde Laranjeiras a população atendida pertence à Equipe de Estratégia da Família e conta com um cirurgião-dentista, um técnico de saúde bucal e um auxiliar em saúde bucal. A Policlínica realiza atendimento da população com faixa de 0 a 17 anos, em dois turnos, e foi substituída uma cadeira odontológica.
O CRESB também recebeu melhorias. O local atende de segunda à sexta-feira, em três turnos, e aos sábados em regime de plantão de 8 às 12 horas.No Centro de Especialidades Odontologicas – CEO – as especialidades de endodontia, periodontia, estomatologia, cirurgia e atendimento a pacientes com necessidades especiais estão sendo oferecidas aos usuários, referenciados pelas unidades de atenção básica.
Além das unidades físicas, a equipe de odontologia do município presta atendimento odontológico no presídio, no APAE, nas escolas e creches. O serviço é realizado pela equipe de saúde escolar composta por um cirurgião-dentista e dois técnicos em saúde bucal.
 
Mais investimentos na área odontológica
A Prefeitura de João Monlevade investiu neste ano R$ 53.479,44 em equipamentos para as unidades odontológicas, entre recursos próprios e verba federal. Foram adquiridas sete novas cadeiras odontológicas, sendo que o CRESB e a UBS Laranjeiras foram beneficiadas com duas e a UBS Novo Cruzeiro recebeu três cadeiras.
Foram adquiridos ainda três fotopolimerizadores para as unidades do Cruzeiro Celeste, Laranjeiras e Policlínica, três aparelhos de ultrassom odontológico para as unidades do Cruzeiro Celeste, Laranjeiras e CRESB, quatro amalgamadores para as unidades do Cruzeiro Celeste, Laranjeiras, CRESB e Policlínica, dois negatoscópios para as unidades do Cruzeiro Celeste e Laranjeiras e duas autoclaves de 42 litros para as unidades do Cruzeiro Celeste e CRESB. Com esses equipamentos, o município busca proporcionar maior conforto e rapidez no atendimento à população.
Natal na Casa do Adolescente
Educadores e alunos da Casa do Adolescente receberam um curso de decoração de Natal. Eles aprenderam a fazer arranjos para mesas e portas, além de cartões de Natal. Todos os enfeites foram confeccionados com materiais reaproveitados, a fim de garantir a sustentabilidade.
A oficina foi ministrada pelos voluntários Célia Martins de Castro Gomes, instrutora de artes, residente na cidade de Pedro Leopoldo, e pelo casal monlevadense Carmem de Castro Martins e Arlindo Martins.
No site da Prefeitura de João Monlevade pode ser conferida uma galeria com fotos de alguns arranjos confeccionados na Casa do Adolescente.
 
Presentes de Natal
Objetivando oferecer melhores condições aos alunos atendidos, retirando-os da rua e evitando a ociosidade, no próximo mês a Casa do Adolescente realizará a ação de natal “A Beleza do Bem”.
Na ocasião, serão distribuídos presentes para as crianças que desenvolvem atividades na Casa. Para garantir que todas as crianças e adolescentes ganhem um presente, a Casa vai distribuir cartas para a comunidade solicitando brindes.
As pessoas que tiverem interesse e puderem doar algum presente, podem entrar em contato com a Casa do Adolescente através do telefone 8793-4813.

Comentários:

Postar um comentário